segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Seria de fora a chave da evolução interna?

Pintura Ruprestre encontrada na Espanha
Há muitos séculos atrás, a humanidade registrava em pedras e paredes, como a sua vida passava, mostrando ciclos da lua, caçadas, festas e tudo o que ocorria ao seu redor. Esses acontecimentos estavam em grande parte associados aos Deuses, que influenciavam na natureza e lhes diziam o que fazer.
Para muitos desses registros, a humanidade ainda não encontrou uma explicação plausível, como os objetos em formas de disco, seres com capacetes e olhos grandes.
Será que nossos antepassados recebiam visitas do espaço cósmico? Seriam os deuses astronautas?
Essa questão é levantada pelo jornalista suíço Erich von Däniken em seu livro “Eram os deuses astronautas?”. Em sua obra ele aponta indicios da presença de visitas extraterrenas. Esses fatos foram registrados em várias formas, como pinturas ruprestes, quadros e até passagens religiosas. E muitos destes quadros envolviam a temática cristã, principalmente o crucificamento de Jesus Cristo. Além da passagem biblica em que a estrela de Belém guia os Três reis magos para o local de nascimento de Cristo.
Para exemplificar esses quadros, foram selecionadas algumas pinturas para analise:
A Anunciação (1486), de Antônio Crivelli
    Crivelli não foi um dos maiores pintores do Renascimento. Suas obras sempre retrataram fatos religiosos. O quadro abaixo representa a Virgem Maria sendo iluminada pelo Espírito Santo. Note que o raio de luz parte de um objeto de formato discoidal suspenso no céu e passa pela Pomba (que representa o Espírito Santo).

A Madonna e o Menino (séc. XV)
      Esta pintura encontra-se no Palazzo Vecchio, em Florença, Itália. A autoria deste quadro é atribuída à Fillippo Lippi. Note o estranho objeto acima do ombro de Nossa Senhora.
Além desses fatos apresentados, ainda existem os mitos modernos, caso do acidente de Roswell (1947) e o incidente de Varginha (1996).
Este é um assunto polêmico e enigmático, pois enquanto muitos negam sua veracidade, outros creem cegamente. Mesmo sendo um assunto tão conturbado ele é presente em nossas vidas. Vejamos no caso do cinema, em que temos muitos filmes de sucesso como E.T. o Extraterrestre, Contatos Imediatos de 3° Grau e Guerra nas Estrelas. Sem contar na literatura, como os principais expoentes os autores Ray Bradbury e Isaac Asimov. E existe também uma infinidade de jogos eletrônicos com essa temática, tais como Halo, Duke Nukem, Area 51.
E falando em área 51, quem em nosso tempo nunca ouviu falar da famosa Dreamland? Também conhecida como Area 51, esse famoso local que mesmo negado pelo Governo dos EUA existe e está situado em Groom Lake, Nevada, desperta a imaginação de muitas pessoas com seus segredos. Dentro de seus mistérios, está a criação do caça invisível a radar F-117 e teste de armas nucleares.
E em âmbito nacional nós temos casos famosos, como a Operação Prato e o Incidente de Varginha. A Operação Prato foi o nome dado a uma operação realizada pela Força Aérea Brasileira, em 1977 e 1978, através do Comando Aéreo Regional em Belém, para verificar a ocorrência de estranhos fenômenos envolvendo luzes hostis relatados pela população do município de Colares, estado do Pará. E o controverso caso do Incidente de Varginha, ou popularmente ET de Varginha, sobre uma possível aparição de objetos voadores não identificados e de captura de criaturas extraterrestres pelas autoridades brasileiras, no dia 20 de janeiro de 1996, na cidade de Varginha, sul do Estado de Minas Gerais. Segundo uma testemunha as autoridades brasileiras já sabiam antecipadamente através da NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte) que um OVNI iria invadir o espaço aéreo brasileiro (nove dias antes do incidente) e que sobrevoaria a região do sudeste de Minas Gerais. Os programas de televisão foram montados com base nas entrevistas locais pelos jornalistas e não apresentaram provas físicas, coisa que impediu sua credibilidade. A transmissão pelos programas de televisão fez a cidade de Varginha famosa, como a "Terra do ET".
            Deixando a polêmica de lado e pensando mais na realidade, porque será que um assunto dessa importância é ridicularizado? Não seria muito egoísmo do ser humano em pensar que nós somos os únicos privilegiados em termos um planeta com condições climáticas ideais para a prospecção de vida?
            Se pensarmos religiosamente, veremos que Deus, segundo a crença católica, criaria vida em todos os lugares no universo, pois Ele é misericordioso e não negaria vida em nenhum lugar que fosse adequado a isso. Se analisarmos cientificamente, iremos notar que a vida é adaptável a inúmeros habitats. Caso da história da humanidade, em que o homem sobreviveu a calor e frio extremo, aprendeu a nadar, se adaptou a vários tipos de alimento, desenvolveu a tecnologia e métodos para preservar a saúde.
            Ver algo inexplicável flutuando no céu pode ser impactante e encontrar uma explicação aceitável é difícil. Reportagens mostram que nos últimos anos, os relatos de avistamentos de OVNIs (objeto voador não identificado) e agroglifos (desenhos em plantações) têm aumentado. Existem relatos de pilotos de aeronaves, assim como ator brasileiro, Carlos Vereza, diz ter visto discos voadores. O físico mundialmente conhecido Stephen Hawking, diz que os extraterrestres existem em algum lugar, mas que sua interação com a humanidade pode ser hostil. O cientista usa como exemplo que uma visita de extraterrestres à Terra seria como a chegada de Colombo à América, "o que não terminou muito bem para os nativos americanos”.
Mas será que uma civilização tão evoluída teria interesse exclusivamente bélico? Ou talvez eles teriam o intuito de nos ajudar? Ou só querem nos estudar?
Essas dúvidas permearão na mente do homem até quando?