segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estudante de Audiovisual conta um pouco da sua vida, apontando suas experiências acadêmicas e profissionais.

Em um bate-papo descontraído, Thiago H. Ruotolo, estudante de Audiovisual da faculdade Uniban, estagiário em produção cultural no Clube Alto de Pinheiros, nos cedeu essa entrevista para esclarecer um pouco sobre a vida de um profissional dos meios de comunicação. Ele conta um pouco sobre o seu curso, trabalho, projetos atuais e futuros.
· Por que você decidiu fazer Produção Audiovisual?

Desde pequeno eu queria fazer de tudo um pouco, como ser paleontólogo, astronauta, piloto de caça entre outras profissões interessantes. Como ser tudo ao mesmo tempo é praticamente impossível, eu decidi que a profissão ideal para mim era cinema, porque ai eu poderia viver essas histórias e conta-las para as pessoas. Infelizmente para ser um cineasta no Brasil você tem que nascer rico, situação bem contraria da minha e como um curso de cinema é muito caro optei por fazer Rádio e TV, que foi o curso que iniciei em minha faculdade. Por ser um curso tecnológico o MEC não reconhece Rádio e TV nessa modalidade, apenas como bacharel, então eles mudaram a nomenclatura há pouco tempo para Produção Audiovisual, que não muda quase nada em sua grade curricular.

· Como você vê que seu estágio contribuirá na sua carreira?

Meu chefe diz: “Não existe um bom diretor que não tenha um ótimo produtor”. Meu sonho é ser diretor e meu estágio é em produção cultural, as duas coisas são estritamente ligadas. Como produtor estagiário eu estou aprendendo a lidar com orçamentos pequenos, a cuidar de artistas e a lidar com situações mais diversas possíveis. Com toda essa bagagem que estou adquirindo com certeza me será extremamente útil quando alcançar o meu objetivo.


· Você tem algum projeto em vista?

Tenho diversos projetos em mente, mas infelizmente no momento não tenho tempo hábil para executa-los. Sempre que posso eu anoto meus argumentos para que eu não esqueça e em breve possa utiliza-los.


· Pude acompanhar um de seus projetos, que foi a gravação de um curta metragem, e gostaria de saber qual o seu papel nele e como você o desenvolve.

Nessa nova filmagem, que é um trabalho da faculdade, eu exerço o cargo de diretor, roteirista, produtor e fiz uma ponta, pois um dos autores faltou. Como essa história é de minha autoria, fica mais fácil de eu exercer a direção, pois eu seu como eu quero que a história fique. Meu encargo como diretor é de fazer o projeto andar corretamente, acompanhando a pré-produção verificando orçamentos e outras necessidades, passo a passo no set de filmagem e a pós-produção, montagem do projeto, finalização e divulgação. E como produtor é verificar se todo o equipamento, materiais, orçamentos estão de acordo com o necessitado.


· O que você almeja em sua carreira?

Conseguir contar boas histórias para o publico. E o principal, ganhar muito dinheiro fazendo o que mais gosto.


· Um conselho para quem está começando.

Estude e arrisque muito, pois nesse meio se você não arriscar, não criar, você será apenas só mais um técnico, e não um bom profissional. Então não tenha medo, e arrisque, seja um inovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário